sábado, 30 de março de 2013

Referência no país, Mato Grosso cria Federação de Futebol Americano


Considerado uma das potências no futebol americano brasileiro, Mato Grosso acaba de ganhar a Federação Mato-grossense de Futebol Americano (FMFA), criada por iniciativa do Cuiabá Arsenal, que ostenta o título de atual campeão brasileiro. A idéia de fundar a federação já é antiga, de acordo com o presidente do clube, Orlando Ferreira.

A reunião que definiu a 10ª federação de futebol americano no Brasil, aconteceu no sábado e contou com membros da primeira diretoria. O órgão, que está filiado a CBFA (Confederação de Futebol Americano do Brasil), tem por finalidade representar o esporte junto aos poderes públicos e a Confederação, além de trabalhar para o crescimento do futebol americano no Estado, apoiando as novas equipes e incentivando o surgimento de outras.
Até agora, fazem parte da federação o Cuiabá Arsenal, Sinop Coyotes, Tangará Taurus e Cuiabá Angels. O esporte é praticado há 11 anos em Mato Grosso.
- Com a transformação da AFAB (Associação de Futebol Americano do Brasil) em CBFA (Confederação de Futebol Americano do Brasil) em dezembro de 2012 ficou claro que precisávamos da Federação aqui no Mato Grosso – disse Orlando.
Julio Cesar Souza Garcia presidente da Federação Mato-grossense de Futebol Americano (Foto: Divulgação)Julio César foi escolhido como o presidente da FMFA
(Foto: Divulgação)
Quem assume o cargo como presidente da FMAF é o educador físico e membro do CREFI (Conselho Regional de Educação Física), Julio Cesar Souza Garcia. Pela falta de recursos próprios, a sede da Federação, inicialmente, será o escritório de um dos membros da Diretoria e os custos serão rateados entre as equipes federadas.
Segundo o presidente do Cuiabá Arsenal, com a criação da entidade fica mais fácil conseguir apoio do Governo Estadual, e apoio da CBFA para projetos da própria federação em busca de desenvolver o esporte, jogadores, árbitros e equipes.
O foco inicial é o Flag Football, com a realização do Campeonato Cuiabano, do Campeonato Mato-Grossense e participação no Circuito Brasileiro de Flag Football em Cuiabá.
- O Flag é uma excelente ferramenta para o crescimento do esporte e outras cidades como Rondonópolis, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Colíder, já demonstraram interesse em formar equipes – afirmou.
Profissionalização
Para o presidente do Cuiabá Arsenal, Orlando Ferreira, a profissionalização do Futebol Americano é um passo importante e acontecerá em um futuro próximo. Ferreira observa ainda que, a organização, tanto das equipes, quanto da confederação e das federações, tem caminhado bem.
Cuiabá Arsenal (Foto: Bruno Antunes/Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário