sábado, 23 de fevereiro de 2013

Brasil inicia aposta para desafiar americanos na Copa do Mundo de 2015


Estados Unidos e Japão dividem a hegemonia quando o assunto são Copas do Mundo de Futebol Americano. Até hoje já foram realizadas quatro edições, com duas vitórias japonesas (1999 e 2003) e duas americanas (2007 e 2011, únicas em que participaram). O Brasil espera ser o primeiro sul-americano a desafiar essas duas forças no próximo Mundial, que acontece em 2015 em Estocolmo, na Suécia.
A formação da primeira seleção brasileira de maneira profissional acontece entre os dias 24 de fevereiro e 30 de março, com nove seletivas estaduais (Cuiabá no dia 24/2, Porto Alegre em 2/3, Curitiba em 3/3, Rio de Janeiro em 9/3, Belo Horizonte em 10/3, São Paulo em 16 e 17/3, Florianópolis em 23/3, Joinville em 24/3, e João Pessoa em 30/3).

O método para avaliar os jogadores será no estilo “Combine”, como acontece na NFL. Esse modelo segue um padrão, no qual uma série de exercícios indicam as características específicas necessárias para cada posição, avaliando força, velocidade, etc. Os aprovados serão aproveitados não só na seleção brasileira, mas também nas seis equipes que vão disputar o primeiro campeonato brasileiro profissional, em julho deste ano.
Segundo o executivo Marcelo de Paulos, da Brazen Sports Ventures, parceira da CBFA (Confederação Brasileira de Futebol Americano), o foco vai além da Copa de 2015, levando em conta ainda o Mundial de 2019. Segundo realista, ele acredita que o trabalho programado até lá poderá colocar o Brasil em pé de igualdade com as principais potencias do futebol americano até lá.
– Assumimos a seleção com o acordo com a CBFA, que não possuía recursos para organizar amistosos e jogos. Temos uma meta clara de criar essa vaga para a América do Sul na Copa de 2015, mas vai além disso, já que assumimos o compromisso de equipar não só a seleção principal, mas as demais, a Sub-19 e a de flag feminina. Vamos viabilizar treinos, equipamentos e toda a infraestrutura, com o acompanhamento de técnicos e jogadores americanos.
As seletivas são voltadas a pessoas, sejam jogadores amadores ou não, entre 16 e 39 anos. Ter um bom condicionamento físico pode ajudar, já que itens como velocidade, agilidade e força serão avaliados. Mais do que isso: é preciso ter atitude e liderança, características muito importantes e presentes nos jogadores mais famosos da NFL, a liga profissional americana.
As inscrições custam R$ 50 e podem ser feitas no site www.combineselecaobrasileira.com.br. A primeira convocação oficial dos aprovados acontece no dia 7 de abril. Todos serão convidados a participar de um training camp de nove dias em São Paulo. Um amistoso em agosto e mais trabalhos em dezembro já estão definidos para a seleção brasileira.
Fonte: Portal R7.
Veja também na SNAP Futebol Americano

Nenhum comentário:

Postar um comentário